terça-feira, 13 de outubro de 2009

Concurso de poesia em Serra do Ramalho-Ba homenageia o Rio São Francisco no aniversário de 508 anos do seu descobrimento

No último dia 04 de outubro comemorou-se o aniversário de 508 anos de descobrimento do rio São Francisco, que recebeu este nome em homenagem ao Santo São Francisco de Assis. Américo Vespúcio, em 1501, foi o primeiro eurpoeu a navegar em suas águas. Já se passaram alguns séculos e, mesmo hoje, ainda há pessoas que não reconhecem a grandeza e a importância do "Velho Chico" para a civilização brasileira.
     O 04 de Outubro é uma data representativa, pois o dia do rio é um momento propício para que se reflita sobre sua importância e sobre a necessidade de utilizar os recursos que ele nos disponibiliza sem degradar o meio-ambiente.
    Em Serra do Ramalho-BA foi realizado um concurso de poesia em homenagem ao rio e à natureza. Participaram estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas Castro Alves, Anísio Honorato Godoy e Sagrado Coração de Jesus. O concurso, idealizado pelo Ação Ambiental, foi realizado a partir de uma parceria com professores e com a Rádio Nova FM 104,9.
        Os estudantes de Serra do Ramalho mostraram que têm talento de sobra ao compor belíssimos poemas que falam sobre a fauna e a flora, o Rio São Francisco, a degradação do meio-ambiente e sobre a necessidade de  conscientizar a população a respeito dos problemas ambientais e da ameaça que o rio está sofrendo.
      A disputa foi acirrada. O juri do concurso, composto pelos professores José Ronaldo e Catiane e pelos radialistas Toninho Barbosa e Tio Tônio, passou por momentos de indecisão diante de concorrentes com nível surpreendentemente alto. No fim da apuração dos pontos, duas poesias estavam empatadas até nos milésimos. E no desempate, venceu a poesia de Rafael Mendes, que foi premiado com um telefone celular.
     A alta qualidade das composições dos alunos comprova o talento da juventude serramalhense, que carece de incentivo e de oportunidades para desenvolver a arte e a cultura aqui em nosso município.
   O Ação Ambiental acredita que as manifestações culturais são fundamentais para a consolidação da cidadania. São também uma forma de transmitir idéias e valores importantes para a nossa época, como o ambientalismo. Pensando nisso, em breve estaremos desenvolvendo projetos que criem um ambiente favorável ao desenvolvimento do talento dos nossos jovens.

Aprecie abaixo a poesia campeã.
  
A morte de uma Majestade

O nosso Rio São Francisco
É uma beleza natural
É nossa grande riqueza,
Econômica e cultural

Esse gigante do nordeste
Tão grande mas tão indefeso
É tratado pelo homem
Com desamor e desprezo

Desmatamento e poluição
São alguns dos males feitos
Assim o nosso Velho Chico
Já não é mais tão perfeito

O homem desbravador
E sua ferocidade anormal
Está acabando com o São Francisco
E sua vida animal

Hoje nossa fauna e flora
Tão lindas e imponentes
Se acabando estão, aos poucos
E o culpado é a gente

E se continuar assim
Já sei o que vai acontecer
Pois se o Velho Chico secar
Vai faltar água até pra beber

Autor: Rafael Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine aqui